SINAIS DO TRABALHO DE PARTO

Trabalho de parto

Quando a gestante entra no Terceiro Trimestre de Gestação e principalmente quando se aproxima o final da gestação, algumas informações importantes são passadas a ela, dentre estas, os principais sinais do trabalho de parto, que incluem:

  • Perda do tampão Mucoso;
  • Contrações rítmicas e regulares;
  • Dilatação do colo uterino;
  • Rompimento da bolsa.

Perda do Tampão Mucoso:Tampão mucoso

Ao final da gestação pode haver o aparecimento de um corrimento amarelo- amarronzado, com algumas rajas de sangue. Este corrimento é o muco responsável por bloquear o colo e evitar a contaminação do feto por bactérias do meio externo. Após sua liberação o trabalho de parto pode iniciar imediatamente ou levar alguns dias.

Contrações Rítmicas e Regulares e Dilatação do colo uterino:

É normal haver contrações arrítmicas e irregulares durante a gestação, mas quando elas tomam um ritmo e tornam-se regulares é sinal de trabalho de parto. Elas iniciam-se com um espaço grande entre elas e com poucos segundos de duração e com o decorrer do tempo, vão ficando cada vez mais fortes, com intervalos de poucos minutos (cerca de 3 minutos) entre elas e sua duração vai aumentando (cerca de 45 a 50 segundos), sendo aproximadamente 3 em 10 minutos.Dilatação do colo uterino

Simultaneamente ao aumento no número e no tempo das contrações ocorre a dilatação do colo, (que é notada através do exame de toque vaginal), sendo necessário haver 10 centímetros de dilatação para que seja possível o parto natural, neste momento as contrações estão cada vez mais presentes com duração de aproximadamente um minuto cada e inicia-se assim o período expulsivo, quando o bebê está bem próximo de nascer.

Autor(a): 

Graduanda em Medicina pela Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC - Araguari.

Dúvidas serão respondidas apenas em nosso FORUM, entre e faça sua pergunta.

 

Deixe seu Comentário

You must be logged in to post a comment.