RINS POLICÍSTICOS – DOENÇA POLICÍSTICA RENAL

RIM POLICÍSTICO

Rim policístico é uma alteração genética que leva à formação de cistos à partir dos túbulos renais. A forma dominante afeta geralmente adultos e a forma recessiva surge em crianças.

Sinais e Sintomas:

 Forma dominante: massa abdominal, hematúria (sangue na urina) , hipertensão arterial (pressão alta), insuficiência renal , episódio de urolitíase (formação de pedras renais); comprometimento sistêmico (aneurismas encefálicos, cistos hepáticos, pancreáticos, prolapso de valva mitral); 40% dos pacientes são assintomáticos.

Forma recessiva: acidose tubular renal, redução da capacidade urinária, hipertensão arterial (pressão alta), piúria (células inflamatórias na urina) e pequena elevação da creatinina nos primeiros anos, mas podem chegar a insuficiência renal terminal; 50% dos pacientes morrem por insuficiência respiratória no primeiro mês de vida.

Diagnóstico Diferencial:

  • Cistos renais simples;
  • Síndrome de Von Hippel- Lindau;
  • Displasia renal;
  • Rim em esponja medular.

Exames complementares:

  • Dosagem de ureia e creatinina ( aumentadas);
  • Ultrassonografia ( evidencia aumento dos rins e os cistos);
  • Ressonância Magnética (permite detectar cistos renais menores que 0,5 cm de diâmetro e melhor avaliação do aumento dos rins);
  • Exame de Urina( hematúria, diminuição da densidade urinária, diminuição do citrato urinário, proteinúria);
  • Biópsia Renal na forma recessiva.

Complicações: Hemorragia e/ou infecção de cisto; Fibrose hepática na forma recessiva; Hipertensão Arterial (pressão alta); Insuficiência renal crônica; Ruptura de aneurisma encefálico.

Tratamento: ingestão de água; tratamento da hipertensão arterial; evitar tabaco e cafeína; citrato de potássio nos casos de urolitíase de repetição; cirurgia para redução do número de cistos em síndromes compressivas e dolorosas; diálise e transplante renal na presença de uremia (excesso de uréia no sangue).

Autor(a): 

Médica formada pela Faculdade de Medicina de Valença-RJ.

Dúvidas serão respondidas apenas em nosso FORUM, entre e faça sua pergunta.

 

3 Comentários para “RINS POLICÍSTICOS – DOENÇA POLICÍSTICA RENAL”

  1. SIMONE SIMÃO disse:

    Acabei de fazer uma ultra e recebi a notícia de que tenho rim policístico, gostaria de saber quanto tempo vou conseguir tratar sem diálise já que tenho 34 anos???
    Estou arrasada…

    • Fabiana disse:

      Simone, aconteceu a mesma coisa comigo e tenho a sua idade!
      Vamos nos falar?
      Aguardo retorno.

    • celia disse:

      Simone, tenho 54 anos, aos 22 descobri que tinha rins policísticos, levei um choque muito grande, pensei que iria morrer naqueles dias. mas cuidei de minha pressão, e mesmo os cistos não parando de aumentar tenho uma saúde regular, vivo bem, faço hidroginástica e procuro seguir as orientações da nutricionistas especializadas em rins. minha dica é: não se preocupe com a hemodiálise, viva, tente levar sua vida normal, e tenha fé. DEUS cuide de vc, se kiser pode me encontrar no face, onde tenho tb uma pagina de RENAIS CRONICOS. meu nome é celia framos.

Deixe seu Comentário

You must be logged in to post a comment.