PÚRPURA DE HENOCH-SCHONLEIN | Sintomas e Exames

Púrpura Henoch-Schonlein

O QUE É PÚRPURA DE HENOCH-SCHONLEIN?

É uma vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos) que acomete pequenos vasos, sendo a vasculite mais comuns da infância. É encontrada com maior frequência em crianças abaixo de 15 anos de idade, principalmente do sexo masculino, podendo acometer também adultos jovens.

Mais da metade dos casos de Púrpura de Henoch-Schonlein ocorre após infecção das vias aéreas superiores (amigdalite, sinusite…), em especial a infecção pelo streptococcus. Há relatos da doença relacionado com outras infecções, medicamentos, picadas de insetos, vacinas e alergia alimentar.

É caracterizada pela deposição de imunocomplexos IgA e C3 em vários órgãos e sistemas, sendo seu diagnóstico baseado na presença de púrpura não trombocitopênica (diminuição das plaquetas no sangue), artrite ou artralgia e dor abdominal. Os quadros de maior gravidade se relacionam ao acometimento renal e aos casos complicados por invaginação intestinal.

- Neste texto iremos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é Púrpura de Henoch-Schonlein?
  • Quais os Sintomas da Púrpura de Henoch-Schonlein
  • Quem teve uma vez pode ter novamente?
  • Como é feito o Diagnóstico da Púrpura de Henoch-Schonlein?
  • Quais exames o médico deve solicitar e qual o resultado esperado?

SINTOMAS:

Os 4 sinais e sintomas mais comuns são:

  • Púrpura palpável sem trombocitopenia (diminuição das plaquetas no sangue) e coagulopatia (distúrbios da coagulação)
  • Artrite / artralgia (inflamação e dor nas artuculações)
  • Dor abdominal
  • Doença renal

Pele:

As manchas na pele podem ser inicialmente em forma de urticária, apresentando coceira, localizado em superfícies extensoras e evolui em horas para um exantema maculo papular petequial.

Articulação:

Dor nas articulações, geralmente em joelhos, punhos e tornozelos, que pode durar alguns dias sem deixar sequelas

Gastrintestinal:

Dor em cólica envolta do umbigo é o sintoma mais frequente. Pode ocorrer náuseas, vômitos contendo sangue, fezes escurecidas devido a presença de sangue entre outros. Sangramento gastrointestinal ocorre em aproximadamente 20% a 30% por cento dos pacientes.

Rim:

O rim é acometido em até 50% dos casos, podendo ser uma complicação grave em até 10%. As manifestações mais comuns comuns são proteinúria (presença de proteínas na urina) e hematúria (presença de sangue na urina).

A maioria dos casos apresenta completa resolução, porém alguns pacientes evoluem para um curso crônico com graves complicações renais

Outros:

Por se tratar de uma vasculite, diversas outras alterações podem ocorrer, não sendo a forma mais habitual da doença.

RECORRÊNCIA DA DOENÇA:

A recorrência da Púrpura de Henoch-Schonlein é encontrada em cerca de um terço das crianças afetadas e geralmente ocorre dentro de quatro meses do episódio inicial. Recorrências tendem a ser mais leves e de menor duração comparado ao episódio inicial, ocorrendo mais comumente em pacientes com nefrite (acometimento renal).

DIAGNÓSTICO:

O diagnóstico de Púrpura de Henoch-Schonlein é geralmente baseado em manifestações clínicas da doença. É simples quando os pacientes apresentam os sinais e sintomas mais clássicos da doença como: púrpura palpável, especialmente em membros inferiores e nádegas, dores articulares e abdominal.

Nos pacientes com apresentações incompletas ou incomuns, a biópsia de um órgão afetado (pele ou rim) poderá ser efetuado o que demonstrará vasculite leucocitoclástica com predomínio de deposição de IgA, confirmando assim o diagnóstico da Púrpura de Henoch-Schonlein.

EXAMES:

Hemograma Completo – poderá apresentar anemia devido o quadro de hemorragia, principalmente digestiva. Aumento dos leucócitos (leucositose) com desvio para a esquerda (aumento dos neutrófilos).

Plaquetas normais ou até aumentadas

PCR e VHS: elevados, mostrando a presença de inflamação

EAS (exame de urina): presença se sangue, proteínas, cilindros hemáticos

Uréia e Creatinina: podem estar aumentados, mostrando alteração da função renal

TRATAMENTO:

Deve-se suspender ou tratar possíveis causas da doença como: infecções, medicamentos, alérgenos ou outros.

Não há tratamento específico para a doença, o paciente deverá ser acompanhado ambulatorialmente para que o médico possa avaliar possíveis alterações renais.

O médico deve realizar medicações para controle dos sintomas por ex: Dor abdominal e sangramento gastrintestinal utilizar Ranitidina / Omeprazol

Em caso de doença grave pode ser utilizado corticóides para alívio dos sintomas.

 

Autor(a): 

Médico formado pela Faculdade de Medicina de Valença - FAA.
Cirurgião Dentista formado pela FOV.

  • googleplus
Dúvidas serão respondidas apenas em nosso FORUM, entre e faça sua pergunta.

 

14 Comentários para “PÚRPURA DE HENOCH-SCHONLEIN | Sintomas e Exames”

  1. BOM DIA DOUTOR disse:

    BOM DIA DR MINHA NETA DE 3 ANOS ESTAVA FAZENDO USO DE AMOXILINA,JA HA 7 DIAS POR CONTA DA INFECÇÃO DE GARGANTA.FOI PARA ESCOLA E VOLTOU CHEIA D EMANCHAS VERVELHAS FEITO PLACAS,FOI AO MEDICO POR VOLTA DE 5 HORAS DEPOIS DE TER APARECIDO ESSAS PLACAS,FOI MEDICADA COM FERNEGAN,E NO OUTRO DIA TAVA COM AS PLACAS E DENTRO TUDO ROXO MAS NO ABDOMEM,PERNAS,TORNOZELOS,A BARRIGA BEM DISTENDIDA,AS PLAQUETAS DEU 833.000 VHS E PCR ALTOS E SEM URINAR,COMEÇOU TRATAMENTO COM ANTIBIOTICO ,ANTAK E UM ANTIBIOTICO QUE ESTOU ESQUECIDA SEI QUE E VENOSO D E1MG CEFXICINO NAO E ESSE O NOME E PARECIDO ELA TA USANDO ESSE PRA INFECÇÃO URINARIA,ME ORIENTE POR FAVOR SOU AVÓ E ESTOU MUITO PREOCUPADA,QUERO SABER SE FOR PURPURA ALERGICA, SE ELA APOS OS SINTOMAS SE VAI TER VIDA NORMAL,E SOBRE ALIMENTAÇÃO DELA ME DE UNAS DICAS ESTOU APOVORADA.MUITO OBRIGADA DESDE JÁ

  2. denise disse:

    ola meu nome e denise estou desesperada meu filho tem 6 anos e ta com umas manhans começam vermelhas e com o passar das horas elas vao ficando roxa ele ficou internado 7 dias com muita dor nas articulaçães ficou 4 dias sem andar com muita dor e os medicos estão suspeitando de purpura Henoch-Schonlein mas faltam alguns exames pra mostrar inclusive uma biopiscia q foi feita de uma mancha e esta tratantando com corticoides.

  3. cristina raupp farias disse:

    oi,meu filho joao lucas foi diagnosticado como purpura trombolitica , os sintomas
    apareceram logo apos ele ter tomado uma injeçao de plasil no gluteo,hoje faz
    7 dias e a doença parece nao cessar, sao manchas pelo corpo primeiro roxas
    incharam os tornozelos ;os cutuvelos ate os testiculos ficaram roxos,ele tem 3 an
    os e 6 meses e a primeira vez que eu vi isso eu nao conhecia.Mas as manchas vermelhas nao cessam nao sei mais o que fazer. Ele segue tomando corticoides e
    tem uma consulta com hematologista dia 30/01/2014. Espero que tenho bons resultados estou apavorada.

  4. carla Galeb disse:

    Oi Dr. EDUARDO.Minha filha de 8 anos apresentou dor no tornozelo esq. no ultimo sabado. Na segunda ela apareceu com diversas “picadas” e sentiu dor no joelho direito. Nas duas situaçoes pareceu um roxo no local da dor. Na quarta ela sentiu dor nos pulsos e novamente no dia sguinte apareceu o roxo. Na quinta a noite sambos os pes incharam muito.na sexta pela manha fizemos hemograma, plaquetas,etc Tudo deu normal só a velocidade de hemosedimentacao deu 23, o q não é expressivo. Foi prescrito 1g de ceftriaxona injetavel. tenho dois diagnosticos: flebite e purpura de Henoch…. o que vc acha? A purpura pode dar inchaço seguidos de hematomas? Obrigada.

  5. marcia disse:

    tive purpuras nas pernas, antebraços e nadegas ha 22 anos, na epoca tomei muitos corticoides e elas sumiram, apos tantos anos elas reapareceram, fui ha mais de 16 medicos, alergistas, etc por mais de 4 anos e cada vez pior ate descobrir sozinha que sou muito alergica a sabonetes, especificamente a uma
    substancia muito alergiaca chamada propilenoglicol, que infelizmente no Brasil ate sabonetes para bebes tem esta sUbstancia uq e muito alergica, ja proibida na Europa e EUA, AQUI NO bRASIL OS SABONETE DO BOTICARIO NAO TEM ESTA SUBSTANCIA, OS DA nATURA E OUTROS SAO LOTADOS, FICA AQUI UMA DICA PARA TANTO SOFRIMENTO, QUASE PERDI OS MEUS RINS.

  6. angela disse:

    TIVE 4 ANOS DE PURPURA ALERGICA E QUASE ENLOUQY=UECI, FUI HA VARIOS MEDICOS,
    TIVE PROBLEMAS RENAIS, ETC, TRATANDO COM NEFRO, ACABEI DESCOBRINDO SOZINHA QUE TODO O PROBLEMA ERA CAUSADO PELA ALERGIA A GLUTEN, DIARREIA, ANEMIA, MUITAS PURPURAS NAS PERNAS E BRAÇOS, FICA AQUI UM ALERTA PARA O GLUTEN, EXAMES DE SANGUE SEMPRE NEGATIVOS ATE A SUSPENÇAO DO GLUTEN NA MINHA VIDA, FIQUEI CURADA DE TUDO!!!!! EM CURTO ESPAÇO DE TEMPO, FICA AQUI UMA GRANDE DICA….

  7. valdineres disse:

    Ola, doutor.
    Meu filho de 10 anos esta com manchas a 10 meses e foi diagnosticado como purpura, então venho fazendo exame periodicamente e em nenhum exame da alguma alteraçao em seu organismo, mas as manchas estão se espalhando por todo o corpo antes era só nas pernas estou preocupada me da um parecer se é normal os exames estando com diagnosticos normais e as manchas só aumentando.
    att: valdineres

  8. Adriana disse:

    Olá fazem 19 dias que meu sobrinho esta internado com purpura de henoc shoeinlein, e vasculite foi feita uma intussuscepção, ele parou de vomitar fazem dois dias,as primeiras que aparecerao já estao sumindo só que começaram a aparecer mais manchas vermelhas e arroxeadas, por favor gostaria de informaçoes sobre essa doença ela pode se agravar novamente? o estado clinico dele pode ser como no começo? ele teve urina com sangue, pode fazer novamente? estamos apavorados com esta doença preciso de uma resposta urgente o mais possível. Aguardo sua resposta. Obrigada!

  9. TIAGO disse:

    meu sobrinho foi diagnosticado com a purpura quanto tempo leva em media para que desapareça a doença , e ja ouvi caso de morte com essa doença , e quanto a corticoides qual as consequencias de tomar esse medicamento.

  10. cassia disse:

    ola eu Cassia gostaria de saber se quando uma criança tem purpura ela corre o risco de ter novamente mesmo se tiver passado dois anos do ocorrido?

  11. tania disse:

    ola doutor eduardo me chamo tania,gostaria de saber um pouco maisi desta doença pois a um mes e doze dias meu filho esta passando por uma sindrome nefrotica,passou por uma bipsia renal então os medicos ainda não sabem me dizer com precisão se a doençaseria berger ou purpura e renoch schonlein,doutor meu filho tem apenas quinze anos esta esta muito inchado e tbm fazendo o tramento juntamente com a hemodialise poderia me ajudar nesta questão ?

  12. Rafael disse:

    Já fui diagnosticado com Púrpura de Henoch-Schonlein quando tinha por volta de 12-13 anos. Depois de um tempo (cerca de 1 ano) minhas manchas simplesmente saíram. Na época o único problema que me queixava era das manchas na pele mas não me recordo de coçá-las.
    Hoje tenho 22 anos e há uma semana voltaram as manchas entre as pernas, virilha e um pouco no peito dos pés. Sinto muita coceira e só, não apresento (por enquanto) os outros sintomas possíveis como dor nas articulações, cólicas, fezes escuras etc..

    Vou ao médico amanhã e espero ser logo encaminhado com um especialista do caso, mas enquanto isso gostaria de saber se as manchas somem e quanto tempo demoram em média para desaparecer (é claro se eu for novamente diagnosticado com Púrpura de Henoch-Schonlein).

    • Eduardo de Carvalho disse:

      Olá Rafael,
      Primeiramente o médico deverá olhar as lesões para descartar outras patologias de pele. Exames de sangue e urina deverão ser solicitados para caracterizar realmente se este seu quadro é uma recidiva da Púrpura de Henoch-Schonlein, confirmando a recidiva o médico deverá acompanhar uma possível lesão renal. Caso as lesões sejam decorrente de vasculite (inflamação dos vasos) realmente são manchas que demoram mais para desaparecerem por total, o que irá depender da gravidade da doença.

Deixe seu Comentário


6 + 5 =