PÚRPURA DE HENOCH-SCHONLEIN | Sintomas e Exames

Púrpura Henoch-Schonlein

O QUE É PÚRPURA DE HENOCH-SCHONLEIN?

É uma vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos) que acomete pequenos vasos, sendo a vasculite mais comuns da infância. É encontrada com maior frequência em crianças abaixo de 15 anos de idade, principalmente do sexo masculino, podendo acometer também adultos jovens.

Mais da metade dos casos de Púrpura de Henoch-Schonlein ocorre após infecção das vias aéreas superiores (amigdalite, sinusite…), em especial a infecção pelo streptococcus. Há relatos da doença relacionado com outras infecções, medicamentos, picadas de insetos, vacinas e alergia alimentar.

É caracterizada pela deposição de imunocomplexos IgA e C3 em vários órgãos e sistemas, sendo seu diagnóstico baseado na presença de púrpura não trombocitopênica (diminuição das plaquetas no sangue), artrite ou artralgia e dor abdominal. Os quadros de maior gravidade se relacionam ao acometimento renal e aos casos complicados por invaginação intestinal.

- Neste texto iremos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é Púrpura de Henoch-Schonlein?
  • Quais os Sintomas da Púrpura de Henoch-Schonlein
  • Quem teve uma vez pode ter novamente?
  • Como é feito o Diagnóstico da Púrpura de Henoch-Schonlein?
  • Quais exames o médico deve solicitar e qual o resultado esperado?

SINTOMAS:

Os 4 sinais e sintomas mais comuns são:

  • Púrpura palpável sem trombocitopenia (diminuição das plaquetas no sangue) e coagulopatia (distúrbios da coagulação)
  • Artrite / artralgia (inflamação e dor nas artuculações)
  • Dor abdominal
  • Doença renal

Pele:

As manchas na pele podem ser inicialmente em forma de urticária, apresentando coceira, localizado em superfícies extensoras e evolui em horas para um exantema maculo papular petequial.

Articulação:

Dor nas articulações, geralmente em joelhos, punhos e tornozelos, que pode durar alguns dias sem deixar sequelas

Gastrintestinal:

Dor em cólica envolta do umbigo é o sintoma mais frequente. Pode ocorrer náuseas, vômitos contendo sangue, fezes escurecidas devido a presença de sangue entre outros. Sangramento gastrointestinal ocorre em aproximadamente 20% a 30% por cento dos pacientes.

Rim:

O rim é acometido em até 50% dos casos, podendo ser uma complicação grave em até 10%. As manifestações mais comuns comuns são proteinúria (presença de proteínas na urina) e hematúria (presença de sangue na urina).

A maioria dos casos apresenta completa resolução, porém alguns pacientes evoluem para um curso crônico com graves complicações renais

Outros:

Por se tratar de uma vasculite, diversas outras alterações podem ocorrer, não sendo a forma mais habitual da doença.

RECORRÊNCIA DA DOENÇA:

A recorrência da Púrpura de Henoch-Schonlein é encontrada em cerca de um terço das crianças afetadas e geralmente ocorre dentro de quatro meses do episódio inicial. Recorrências tendem a ser mais leves e de menor duração comparado ao episódio inicial, ocorrendo mais comumente em pacientes com nefrite (acometimento renal).

DIAGNÓSTICO:

O diagnóstico de Púrpura de Henoch-Schonlein é geralmente baseado em manifestações clínicas da doença. É simples quando os pacientes apresentam os sinais e sintomas mais clássicos da doença como: púrpura palpável, especialmente em membros inferiores e nádegas, dores articulares e abdominal.

Nos pacientes com apresentações incompletas ou incomuns, a biópsia de um órgão afetado (pele ou rim) poderá ser efetuado o que demonstrará vasculite leucocitoclástica com predomínio de deposição de IgA, confirmando assim o diagnóstico da Púrpura de Henoch-Schonlein.

EXAMES:

Hemograma Completo – poderá apresentar anemia devido o quadro de hemorragia, principalmente digestiva. Aumento dos leucócitos (leucositose) com desvio para a esquerda (aumento dos neutrófilos).

Plaquetas normais ou até aumentadas

PCR e VHS: elevados, mostrando a presença de inflamação

EAS (exame de urina): presença se sangue, proteínas, cilindros hemáticos

Uréia e Creatinina: podem estar aumentados, mostrando alteração da função renal

TRATAMENTO:

Deve-se suspender ou tratar possíveis causas da doença como: infecções, medicamentos, alérgenos ou outros.

Não há tratamento específico para a doença, o paciente deverá ser acompanhado ambulatorialmente para que o médico possa avaliar possíveis alterações renais.

O médico deve realizar medicações para controle dos sintomas por ex: Dor abdominal e sangramento gastrintestinal utilizar Ranitidina / Omeprazol

Em caso de doença grave pode ser utilizado corticóides para alívio dos sintomas.

 

Dúvidas serão respondidas apenas em nosso FORUM, entre e faça sua pergunta.

 

13 Comentários para “PÚRPURA DE HENOCH-SCHONLEIN | Sintomas e Exames”

  1. denise disse:

    ola meu nome e denise estou desesperada meu filho tem 6 anos e ta com umas manhans começam vermelhas e com o passar das horas elas vao ficando roxa ele ficou internado 7 dias com muita dor nas articulaçães ficou 4 dias sem andar com muita dor e os medicos estão suspeitando de purpura Henoch-Schonlein mas faltam alguns exames pra mostrar inclusive uma biopiscia q foi feita de uma mancha e esta tratantando com corticoides.

  2. cristina raupp farias disse:

    oi,meu filho joao lucas foi diagnosticado como purpura trombolitica , os sintomas
    apareceram logo apos ele ter tomado uma injeçao de plasil no gluteo,hoje faz
    7 dias e a doença parece nao cessar, sao manchas pelo corpo primeiro roxas
    incharam os tornozelos ;os cutuvelos ate os testiculos ficaram roxos,ele tem 3 an
    os e 6 meses e a primeira vez que eu vi isso eu nao conhecia.Mas as manchas vermelhas nao cessam nao sei mais o que fazer. Ele segue tomando corticoides e
    tem uma consulta com hematologista dia 30/01/2014. Espero que tenho bons resultados estou apavorada.

  3. carla Galeb disse:

    Oi Dr. EDUARDO.Minha filha de 8 anos apresentou dor no tornozelo esq. no ultimo sabado. Na segunda ela apareceu com diversas “picadas” e sentiu dor no joelho direito. Nas duas situaçoes pareceu um roxo no local da dor. Na quarta ela sentiu dor nos pulsos e novamente no dia sguinte apareceu o roxo. Na quinta a noite sambos os pes incharam muito.na sexta pela manha fizemos hemograma, plaquetas,etc Tudo deu normal só a velocidade de hemosedimentacao deu 23, o q não é expressivo. Foi prescrito 1g de ceftriaxona injetavel. tenho dois diagnosticos: flebite e purpura de Henoch…. o que vc acha? A purpura pode dar inchaço seguidos de hematomas? Obrigada.

  4. marcia disse:

    tive purpuras nas pernas, antebraços e nadegas ha 22 anos, na epoca tomei muitos corticoides e elas sumiram, apos tantos anos elas reapareceram, fui ha mais de 16 medicos, alergistas, etc por mais de 4 anos e cada vez pior ate descobrir sozinha que sou muito alergica a sabonetes, especificamente a uma
    substancia muito alergiaca chamada propilenoglicol, que infelizmente no Brasil ate sabonetes para bebes tem esta sUbstancia uq e muito alergica, ja proibida na Europa e EUA, AQUI NO bRASIL OS SABONETE DO BOTICARIO NAO TEM ESTA SUBSTANCIA, OS DA nATURA E OUTROS SAO LOTADOS, FICA AQUI UMA DICA PARA TANTO SOFRIMENTO, QUASE PERDI OS MEUS RINS.

  5. angela disse:

    TIVE 4 ANOS DE PURPURA ALERGICA E QUASE ENLOUQY=UECI, FUI HA VARIOS MEDICOS,
    TIVE PROBLEMAS RENAIS, ETC, TRATANDO COM NEFRO, ACABEI DESCOBRINDO SOZINHA QUE TODO O PROBLEMA ERA CAUSADO PELA ALERGIA A GLUTEN, DIARREIA, ANEMIA, MUITAS PURPURAS NAS PERNAS E BRAÇOS, FICA AQUI UM ALERTA PARA O GLUTEN, EXAMES DE SANGUE SEMPRE NEGATIVOS ATE A SUSPENÇAO DO GLUTEN NA MINHA VIDA, FIQUEI CURADA DE TUDO!!!!! EM CURTO ESPAÇO DE TEMPO, FICA AQUI UMA GRANDE DICA….

  6. valdineres disse:

    Ola, doutor.
    Meu filho de 10 anos esta com manchas a 10 meses e foi diagnosticado como purpura, então venho fazendo exame periodicamente e em nenhum exame da alguma alteraçao em seu organismo, mas as manchas estão se espalhando por todo o corpo antes era só nas pernas estou preocupada me da um parecer se é normal os exames estando com diagnosticos normais e as manchas só aumentando.
    att: valdineres

  7. Adriana disse:

    Olá fazem 19 dias que meu sobrinho esta internado com purpura de henoc shoeinlein, e vasculite foi feita uma intussuscepção, ele parou de vomitar fazem dois dias,as primeiras que aparecerao já estao sumindo só que começaram a aparecer mais manchas vermelhas e arroxeadas, por favor gostaria de informaçoes sobre essa doença ela pode se agravar novamente? o estado clinico dele pode ser como no começo? ele teve urina com sangue, pode fazer novamente? estamos apavorados com esta doença preciso de uma resposta urgente o mais possível. Aguardo sua resposta. Obrigada!

  8. TIAGO disse:

    meu sobrinho foi diagnosticado com a purpura quanto tempo leva em media para que desapareça a doença , e ja ouvi caso de morte com essa doença , e quanto a corticoides qual as consequencias de tomar esse medicamento.

  9. cassia disse:

    ola eu Cassia gostaria de saber se quando uma criança tem purpura ela corre o risco de ter novamente mesmo se tiver passado dois anos do ocorrido?

  10. tania disse:

    ola doutor eduardo me chamo tania,gostaria de saber um pouco maisi desta doença pois a um mes e doze dias meu filho esta passando por uma sindrome nefrotica,passou por uma bipsia renal então os medicos ainda não sabem me dizer com precisão se a doençaseria berger ou purpura e renoch schonlein,doutor meu filho tem apenas quinze anos esta esta muito inchado e tbm fazendo o tramento juntamente com a hemodialise poderia me ajudar nesta questão ?

  11. Rafael disse:

    Já fui diagnosticado com Púrpura de Henoch-Schonlein quando tinha por volta de 12-13 anos. Depois de um tempo (cerca de 1 ano) minhas manchas simplesmente saíram. Na época o único problema que me queixava era das manchas na pele mas não me recordo de coçá-las.
    Hoje tenho 22 anos e há uma semana voltaram as manchas entre as pernas, virilha e um pouco no peito dos pés. Sinto muita coceira e só, não apresento (por enquanto) os outros sintomas possíveis como dor nas articulações, cólicas, fezes escuras etc..

    Vou ao médico amanhã e espero ser logo encaminhado com um especialista do caso, mas enquanto isso gostaria de saber se as manchas somem e quanto tempo demoram em média para desaparecer (é claro se eu for novamente diagnosticado com Púrpura de Henoch-Schonlein).

    • Eduardo de Carvalho disse:

      Olá Rafael,
      Primeiramente o médico deverá olhar as lesões para descartar outras patologias de pele. Exames de sangue e urina deverão ser solicitados para caracterizar realmente se este seu quadro é uma recidiva da Púrpura de Henoch-Schonlein, confirmando a recidiva o médico deverá acompanhar uma possível lesão renal. Caso as lesões sejam decorrente de vasculite (inflamação dos vasos) realmente são manchas que demoram mais para desaparecerem por total, o que irá depender da gravidade da doença.

Deixe seu Comentário


+ 1 = 2