NÓDULO NA TIREÓIDE | Conduta e Informações

Nódulo na tireóide

Nódulo na tireóide é um achado muito comum ao exame físico, principalmente nas mulheres. Se realizarmos ultrassonografia da tireóide em mulheres acima de 40 anos, a prevalência de nódulo tireoidiano chegará em torno de 50%.  Diante de um nódulo tireoidiano o médico sempre deverá solicitar os exames: hormônios TSH, t4 livre e Anti-TPO (anti-peroxidase) + Ultrassonografia da Tireóide.

Nódulos com hormônios tireoidiano alterados falam a favor de benignidade. Doenças da tireóide são mais comuns em mulheres, a presença de nódulo em homem requer maior atenção, pois o risco de malignidade é maior.

Quando suspeitar de malignidade em um nódulo?

  • Rouquidão: a presença de disfonia de início rápido e progressivo.
  • Crescimento rápido do nódulo: normalmente levará a sintomas compressivos, o paciente terá dificuldade de deglutição ou respiração.
  • Linfonodomegalia cervical: presença de linfonodos (gânglios) na região do pescoço

Os Nódulos:

Podem ser sólidos, císticos (nódulo com líquido ou sangue) ou mistos, podendo ser benignos ou malignos. A função tireoidiana pode estar normal, aumentada (hipertireoidismo) ou diminuída (hipotireoidismo).

O que é bócio multinodular atóxico?

R: Bócio quer dizer aumento da glândula tireóide. Multinodular pois possui vários pequenos nódulos e Atóxico é porque ele não produz hormônio tireoidiano. O Bócio é nodular quando existe aumento da tireóide com apenas um nódulo e Tóxico é quando há produção de hormônio tireoidiano pelo nódulo. Verificamos se um nódulo é produtor de hormônio quando realizamos a cintilografia da tireóide e vem uma imagem de hipercaptação no nódulo.

Doença de Graves – principal causa de hipertireoidismo. Teremos o TSH baixo + anti-TPO ou TRAB (anticorpo anti receptor de TSH) positivo + aumento de t3 e t4 (hormônios tireoidianos).

Doença de Plummer – é quando temos o Bócio Nodular Tóxico, ou seja, aumento da tireóide devido a presença de um (apenas 1) nódulo produtor de hormônio tireoidiano, causando hipertireoidismo.

Tireoidite de Hashimoto – é a principal causa de hipotireoidismo. Temos anticorpos (anti-TPO) produzidos pelo nosso próprio organismo atacando a tireóide, causando uma destruição gradativa da glândula. Conforme ocorre a destruição da glândula teremos a diminuição da produção hormonal (t3 e t4) causando assim o hipotireoidismo.

Conduta do Nódulo da Tireóide:

O principal exame para o médico traçar uma conduta é a Ultrassonografia da glândula tireóide, onde podemos ver sinais de suspeita para malignidade:

 

 

 

- Se nódulo > 1,5cm: deverá ser realizada a PAAF (punção aspirativa com agulha fina)

Para os critério abaixo teremos que ter uma combinação para indicar a PAAF:

- Nódulo hipoecóico: nódulo anecóico é cisto, é benigno;

- * Limites imprecisos;

- * Microcalcificações: são corpos psamomatoso, é acúmulo de cálcio durante o ciclo celular;

-  Ausência de halo (contorna o nódulo);

- * Vascularização central ao doppler;

Ex: nódulo > que 4cm, limites imprecisos, hipoecóico com microcalcificações. Qual a conduta?

R: Pode indicar a cirurgia, nem precisa puncionar (PAAF), pois nódulos > que 4cm tem grande risco de malignidade.

Dúvidas serão respondidas apenas em nosso FORUM, entre e faça sua pergunta.

 

9 Comentários para “NÓDULO NA TIREÓIDE | Conduta e Informações”

  1. Ana Paula Saores disse:

    Boa noite
    a USG da minha mãe teve resultado da seguinte forma
    Lobo direito mede 3,8 x 1,3 x 1,6 cm com imagem nodular mista,medindo 1,0 x 0,7 cm no terço inferior
    Lobo esquerdo mede 3,4 x 1,0 x 1,2 cm com três imagens anecoicas a maior mede 0,3 x 02 cm no terço superior com foco ecogênico
    Istmo 0,2 cm
    Diagnostico:
    Tireoide de volume normal com nodulo misto no lobo direito e pequenas coleções císticas no lobo esquerdo.
    Me ajude por favor estou muito apreensiva.

  2. patricia rodrigues machado disse:

    descobri ontem que tenho nodulos na tireoide dos dois lados do lobo,estou preoculpada pois dependo do sus pra me tratar gostaria de saber oque devo fazer pra agilizar meus exames e se nessesario iniciar tratamento?tenho 27 anos e caso de cancer na familia e tambem estou com uma bola do tamanho de uma laranja na nuca,fico com mais medo ainda me ajude por favor? obrigada

    • simone disse:

      Minha querida o medo só atrapalha, mantenha a serenidade com pensamentos otimistas, antes de sair para qualquer procedimento,eleve o pensamento ao criador, pedindo a ele que re envolva em muita paz e serenidade, e que conduza e intua o médico que te irá tratar, muita paz! desde já estou orando por voçe.

  3. danielle disse:

    Bom dia, fiz uma ultrasson na tireoide e deu presença de nodulo hipoecoico solido na regiao do istmo que mede 0,5 cm e que o doppler apresenta tenuee vascularização periferica, é grave? é caso cirurgico?

  4. Adailton Pereia dos Anjos disse:

    Bom dia! Gostaria de obter melhores informações sobre a tireoide.
    Minha esposa, fez uma ultrassonografia de tireoide com doppler e, o resultado foi o seguinte:
    \glândula tireoide tópica, móvel à deglutição, de volume normal, contornos regulares e textura do do parênquima heterogênea devido nódulos:
    1 – Nódulo hipoecóico de limites definidos em terço médio do lobo direito, medindo 8 x 8 mm, hipovascularizados (CHAMMAS II);

    2 – Nódulo hipoecóico de limites em terço superior do lobo direito, medidndp 11 x 7 mm, hipovascularixado (CHAMAS II);

    Nódulo hipoecóico de limites definidos em terço inferior do lobo esquerdo, medindo 9 x 7 mm, hipovascularizado (CHAMMAS II).

    O lobo direito mede 49 x 24 x 26 m (L x T x Ap).
    O lobo esquerdo mede 47 x 21 x 23 mm (L x T x Ap).
    Istmo heterogêneo e com espessura normal.
    Ausência de linfonodomegalias satélites.

    Como a linguagem é técnica e, não sei o significado do resultado desse exame, gostaria que numa linguagem simples (popular) pudesse me dizer qual a situação real da minha esposa.
    Obrigado.

  5. geraldo borges disse:

    pasei por longo perildo de aprocimadamente 5 anos de grande sofremeto. pois cetia muita tristeza angustia cidreme panico e o pior de todos muito medo mais muito mesmo pois nao tia prazer en nada. mas grasas a Deus que uma medica min pediu um exame de tireoide foi cuando descobre que tinha hipertereoidismo a tireoide nao produzia os ormonios do prazer e da alegria. mas gracas Deus que com a deze diaria de medicamento vivo uma vida normal com alegrias e prazer

  6. jane ramos garcia disse:

    fiz uma ecografiade tireoide(p.s.g.) deu o seguinte resultado= tireoide topica,com morfologia e dimensoes normais.textura solida e heterogenea;identificando-se multiplos nodulos solidos,hipoecogenitos,homogeneos com contornos regulares.no lobo direito medindo 0.95/0.64cm e 0.53/0.49cm. no lobo esquerdo medindo 0.75/0.56cm e 0.56/0.45cm nos maiores eixos.

  7. tania silva disse:

    Passei por um prosesso , muito dificil em minha vida …..surgiu em minha tireiode um nodulo e minha médica avaliou mei exame sem saber realmente o que era disse a meus filhos que com certeza era um cancer … que 95 por cento era um cancer pediu que o cirurgião me operasse urgente e que retirasse tda minha tireiode …. o médico ñ queria retirar de forma alguma pq ele afirmava que ñ era maligno …. mais infelizmente minha filha assustada , pediu que ele retirasse … quero passar para os pacientes que se encontram com essa enfermidade que tenham muita calma … pq creio que ñ há de ser nada ….assim tbm como foi comigo …. no exame após cirurgico afirmou que ñ era nada maligno ….amém ….confiem em DEUS e verás que ñ há de ser nada maligno ….vai dá td certo!!!

    • LUIZ disse:

      HA DOIS ANOS ATRAS COMECEI COM UM TRANCAMENTO NA GARGANTA ACOMPANHADO DE OUTROS SINTOMAS MUITO FORTES.FUI FAZER UMA ULTRA-SOM E TINHA UM NODULO NA TIREOIDE EU E MINHA FAMILIA FICAMOS ASSUSTADOS, FIZ BIOPSIA E OUTROS EXAMES E ERA BENIGNO 6 MESES DEPOIS SURGIU OUTRO TAMBEM BENIGNO GRAÇAS A DEUS. NAO ERA OS NODULOS QUE ME FAZIAM MAL E SIM UMA SINDRIME DO PANICO. CONVIVO COM OS NODULOS ATE HOJE ENAO ME ATRAPALHAM EM NADA. QUEM DESCOBRIR QUE TEM NODULOS NA TIREOIDE SAIBA QUE 95% SAO BENIGNOS.E 25% DA POPULAÇAO MUNDIAL TEM NODULOS NA TIREOIDE.

Deixe seu Comentário


6 + = 8