LOMBOCIATALGIA – DOR NO CIÁTICO | Sintomas,Tratamento

Dor no ciático

A lombociatalgia é um dos tipos de dores mais comuns na pratica médica, ocorrendo quando há uma compressão nervosa na região lombar (L3, L4, L5 e S1).

É um tipo de dor em que há irradiação para outras localidades. Geralmente inicia-se em região lombar, irradiando para nádega, face posterior da coxa e podendo chegar ao pé.

 

 

 

 

Causas:

Dentre as causas que predispõem o aparecimento da doença, temos:

– Osteofitose (Bico de Papagaio)

– Doenças degenerativas

–  Instabilidade Vertebral

–  Traumas

–  Tumores (massa comprimindo inervação)

–  Hérnia discal*

* A hérnia de disco mais comum é a ocorrida entre as vértebras L5 e S1, sendo, por sua vez, a principal causa das lombociatalgias.

Fatores de Risco:

Obesidade

– Hábito de fumar

– Realização de trabalhos pesados

– Fatores genéticos

– Hábitos posturais

Sinais e Sintomas:

O que caracteriza a lombociatalgia é a irradiação da dor para as nádegas e face posterior da coxa, podendo alcançar até o pé. A intensidade da dor é variável, desde uma sensação de desconforto até uma dor lancinante e a movimentação da coluna agrava a dor.

A dor pode ser do tipo aguda ou crônica. No primeiro caso ela surge durante a realização de um determinado movimento, como, por exemplo, levantar um peso, enquanto que no segundo caso, vai surgindo gradualmente. Outra característica comum desta patologia é a rigidez matinal, melhorando ao passo que o indivíduo se movimenta. Até movimentos mínimos, como espirrar e tossir gera dor.

Além da dor supracitada, o paciente pode apresentar:

– Hipotonia (diminuição do tônus muscular)

– Arco de movimento incompleto

– Parestesia (formigamento)

Diagnóstico:

O diagnóstico é predominantemente clinico, baseando-se sempre na história do paciente e associando a ela um exame físico completo. A manobra de Valsalva deve ser realizada, uma vez que na compressão radicular a manobra provoca exacerbação da dor ou irradiação dela até o pé.

Um raio-x, entretanto, pode vir a ser útil para detectar o fator predisponente da dor, como estreitamento de espaço intervertebral, escoliose, hiperlordose lombar, dentre outra causas.

Tratamento:

O tratamento visa abolir ou diminuir a dor, normalizar tensão muscular, aumentar ou manter arco de movimento, abolir parestesia e normalizar a marcha. Para isso existem duas vias de tratamento: O conservador e o cirúrgico.

O conservador consiste em uma associação conjunta entre medicação e repouso. Apesar de parecer pouco eficaz, o repouso é extremamente importante para a recuperação de um paciente com lombociatalgia, respeitando, entretanto, a resalva de que este não poderá ser muito prolongado, pois o repouso em excesso pode causar efeitos negativos sobre o aparelho locomotor.  Assim que a atividade e a deambulação forem possíveis, o tempo de repouso pode ser encurtado e o paciente deve ser estimulado a retornar às suas atividades habituais o mais rapidamente possível.

Na questão medicamentosa, a classe mais utilizada são os antiinflamatorios não-esteroidais (AINE’s), entretanto devem ser utilizados com cautela em pacientes de risco como idosos e portadores de úlceras pépticas.

O tratamento de eleição das lombociatalgias é sempre o conservador. Todavia, quando a resposta a este não é satisfatória, podem ser realizados alguns procedimentos invasivos. Esses tratamentos cirúrgicos buscam aliviar a compressão causadora da dor, sempre respeitando suas devidas indicações.

É importante lembrar que a cura não vem apenas com o tratamento. Após seu termino, o paciente comumente necessita de reabilitação. A fisioterapia é altamente indicada a esse grupo para restabelecer o padrão natural da musculatura afetada, assim como orientar a manutenção da forma sadia de sua estrutura vertebral.

Autor(a): 

Médico formado pela Faculdade de Medicina de Valença-RJ.

Dúvidas serão respondidas apenas em nosso FORUM, entre e faça sua pergunta.

 

8 Comentários para “LOMBOCIATALGIA – DOR NO CIÁTICO | Sintomas,Tratamento”

  1. Emy Leda Silva Mariz disse:

    sinto todos esses sintomas e mais ainda, dores no pescoço que irradia para o braço direito e formigamentos (tenho hernia na cervical, inicio na lombar e também inicio de bico de papagaio). Já sinto há muitos meses e faço musculação numa academia e persebo que as dores na regiao lombar e perna direita pioram um pouco. Qual é o tratamento, tem cura, posso continuar na academia? se nao que outra atividade física eu posso fazer? vi que é preciso repousar, mas por quanto tempo?
    Grata

  2. Iolanda disse:

    Dr. Marcelo, sofri uma lesão no pé em meados de 2010, depois disso comecei a mancar um pouco. Procurei médicos e não fizeram outra coisa além de me indicarem algumas medicações. Fiz uma ultrassonografia do pé e foi compatível com Rompimento de Tendão e Neuroma de Norton Depois de um certo tempo, comecei a sentir fortes dores na coluna, talvez pelo fato de está andado com uma postura inadequada, visto que mancava. Passei a dar muitas entradas no hospital, pois já não aguentava mais tantas dores. Já tomei um monte de medicação, entre elas: Tramal, Paco, Voltarem, Nimezulida, Dolamin Flex, Dolantina, etc. E muitas vezes, nem passa a dor, apenas alivia. Procurei um especialista em coluna mês passado e ele me pediu Raio X da coluna e da bacia, mas ainda não voltei para mostrar o resultado. Ele me indicou fisioterapia analgésica em coluna lombar e eu começarei as sessões de fisioterapia na próxima semana. Sinto dores HORRÍVEIS, quando ando ou quando estou trabalhando, acho que minha função não ajuda muito minha situação atual, pois sou auxiliar de serviços gerais e tens dias que nem consigo pegar numa vassoura direito. No encaminhamento, pude perceber que consta uma doença: lombociatalgia. Pesquisei um pouco e vi que se trata de estreitamento do canal vertebral. Gostaria que o senhor me informasse se posso continuar nessa função e qual a real gravidade do problema. Grata!

  3. Maria das Graças Correa disse:

    Sinto fortes dores lombar que se estende para pernas e pé o que será?

  4. Marcelo Neves disse:

    Caro Jorge Luiz, varios tipos de antinflamatórios são utilizados na lombociatalgia. Desde os mais fracos como Ibuprofeno até mais fortes.
    O Betatrinta é um corticoide injetavel com boa ação antinflamatoria que eu já vi ortopedistas usando.
    De qualquer forma internet não é lugar de achar medicação. Procure seu médico antes de fazer uso de qualquer droga.
    Grato

  5. Marcelo Neves disse:

    Caro Josemar, desculpe a demora.
    Pela sua descrição de dor (ainda mais de duração tão longa) há uma probabilidade de já haver artrose em coluna lombar associada e até mesmo uma piora na diminuição dos espaços articulares, piorando as dores.
    Você deve procurar um especialista para realização de exames radiologicos (de repente até uma tomografia) para avaliação da extensão da doença e assim haver uma melhor forma de tratamento.

  6. jorge luiz barbos mnahaes disse:

    venho por deste contato saber se existe um medicamento[antiflamatorio] especifico para a lombociatalgia.tenho tomado alguns medicamentos controlados para enibir as dores,mas quando acabar o efeito do remedio a dor volta.ja que o remedio é controlado e temos dificuldade de te-los.gostaria que me informasse se existe um antiflamatorio especifico para tal inflamação.
    grato pela atenção fico no aguardo da resposta pelo meu email.

  7. Josemar Teles disse:

    Olá,

    Marcelo de Goes Neves muito bom o informativo sobre a lombociatalgia. Eu também tenho há 06 anos nos últimos 04 anos sentir muitas dores, e também nas articulações muito forte. Eu sempre achei que tinha de repousar bastante,mas nenhum medico me disse isso. Não aguento ficar pouco tempo em pé , nem sentado. qual seria o tempo necessário de repouso para ter uma melhora significativa. Natação é recomendável.

    Muito obrigado

    Josemar teles

  8. marcia dos antos ramos disse:

    oi boa noite meu comentario e sobre mim mesmo deste janeiro comecei com um dor que não tem fim começa na região do pescoço anda pelos ombro depois vai pras costas ela doe mais dor lado esquerdo ate as nagdas depois vai para os pes não parade doer to fazendo tratamento so que ate hojetive resposta ja não sei mais o que fazer sinto formigamento dormencia cancaço quando faço movimento fico torta do lado esquerdo e uma dor sem fim agradeço….

Deixe seu Comentário

You must be logged in to post a comment.