LESÃO EM LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR | Sintomas, Tratamento

Lesão ligamento cruzado anterior

O Ligamento cruzado anterior (LCA) é uma estrutura originada no fêmur e inserindo-se na tíbia, sendo assim responsável por boa parte da estabilidade do joelho em sua flexão e extensão.

Mecanismo de lesão:

As lesões ocorrem geralmente por mecanismos onde o stress no ligamento é grande o suficiente para causar ruptura, esta podendo ser parcial ou total, dependendo da força, movimento e alongamento.

Quase sempre a lesão é dada por uma manobra de torção e desaceleração súbita geralmente seguida de estalos e hemartroses (derrame sanguíneo na articulação) presente dentro de poucas horas.

O mecanismo de lesão mais comum do LCA ocorre nas práticas esportivas quando o pé fica fixo no chão e promove uma força de rotação do joelho, onde frequentemente são observadas também lesões do ligamento colateral medial ou lateral e lesão meniscal.

Sinais e Sintomas:

Os principais sintomas são:

- Dor importante no momento da entorse. Dentre os pacientes, 33% relatam ter ouvido um estalo na hora da lesão.

- Edema e derrame articular devido à ruptura do ligamento, podendo ocorrer sangramento dentro da articulação (hermatrose).

- Limitação da movimentação do joelho.

- Sensação de “falseio”, comumente relatado como “algo que se desencaixa”, devido à instabilidade ocasionada pela lesão.

Diagnóstico:

Antes mesmo de começar o exame físico, é necessário colher uma anamnese detalhada acerca dos mecanismos da lesão. Como machucou? Caiu? Bateu? Torceu? Quanto tempo tem?

No exame físico três manobras são importantes:

- Gaveta anterior

- Pivot Shift

- Teste de Lachman (maior certeza de lesão de LCA)

Nas lesões ligamentares o exame radiológico não é muito útil, sendo utilizado apenas para avaliar lesões por arrancamento. O padrão ouro para diagnóstico nesses casos é a Ressonância Nuclear Magnética (RNM) que além de lesões ligamentares, ainda é útil na detecção de lesões de menisco.

Outro exame preciso é a artroscopia, pois ela permite a visualização de rupturas e identifica ligamentos intactos através de instrumentos que possuem um sistema de lentes e iluminação que transmitem imagens para uma tela maior.

Tratamento:

Quanto ao tratamento, dividimos os pacientes em dois grupos: Os que se beneficiam do tratamento conservador e os que necessitam de intervenção cirúrgica.

Tratamento conservador:

Geralmente quando a lesão é parcial, quando o paciente não pratica esporte ou já tem uma idade avançada, o tratamento será conservador. Dividimos o tratamento conservador em duas fases: O tratamento de fase aguda e o de fase crônica.

  • Fase aguda: Inicia-se logo após o trauma e visa principalmente diminuir a dor, a inflamação, restaurar amplitude de movimentos e restabelecer o controle muscular. Isso se dará através de:

- Uso de compressão e gelo associados ou a analgésicos ou AINE (Anti Inflamatórios Não Esteroidais)

- Exercícios de flexo-extensão assistidos e alongamentos visando aumentar o arco de movimento.

- Uso de muletas para descarga parcial do peso

  • Fase Crônica: Esta etapa do tratamento inicia-se logo depois de atingidas as metas anteriores (3 semanas), e tem por base 4 parâmetros:

a- Trabalho muscular

b-Treino de propriocepção (percepção do próprio corpo)

c- Orteses

d- Reeducação esportiva

Tratamento cirúrgico:

Geralmente realizado em pacientes jovens com instabilidade do joelho. O tratamento cirúrgico é importante, pois além de fornecer estabilidade necessária ao joelho nas atividades diárias e práticas esportivas, ajuda também a prevenir lesões degenerativas meniscais e artrose do joelho em longo prazo.

Geralmente aguardamos 6 semanas do momento do trauma para a realização da cirurgia, período suficiente para controlar todo processo inflamatório do joelho e ter um melhor resultado pós operatório

Como colaborar com o tratamento?

Fique em repouso:Faça movimentos apenas para as necessidades básicas diárias e evite caminhadas.

Use compressas de gelo: As compressas devem ser realizadas na parte da frente do joelho, a chamada face anterior, por 20 minutos, quatro vezes por dia.

Proteja o membro acometido: É importante diminuir ou deixar de fazer esforço com a perna acometida, utilizando muletas, bengala ou andador.

Mantenha o apoio adequado: Eleve a perna afetada, colocando-a sobre um apoio (um travesseiro, por exemplo).

Dúvidas serão respondidas apenas em nosso FORUM, entre e faça sua pergunta.

 

32 Comentários para “LESÃO EM LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR | Sintomas, Tratamento”

  1. raimundo disse:

    bom dia ? tenho 34 anos e jogando futsal, fui dividi uma bola de lado e sinti uma do forte no meu joelho lado de dentro ele inchou um pouco mais ai eu coloquei gelo e parou de doe mais no outro dia eu nao consigui encolher ele mais foi passando os dias e ai eu ja conseguia emcolher esticar so nao consigo chutar bola de lado. o que pode ser? uruara pa

  2. Nannda Kodokan disse:

    Ah! esqueci de informar tbm, meu joelho esquerdo ficou torto. precisarei abandonar o judô e cirurgia

  3. Nannda Kodokan disse:

    Olá, Meu nome é Nannda, tenho 24, sou atleta da Federação Pernambucana de Judô, e há 1 ano, tive duas lesões em ambos joelhos nos treinos e uma num campeonato.
    quando ando na rua ou danço numa festa meu joelho direito sai do lugar. gostaria de saber, se terei que parar de competir, se o Judô acabou para mim?

  4. sandro lima rodrigues disse:

    ola me chamo sandro e estava jogando bola e em um lançe torci o joelho na hora doeu muito e inchou porem na madrugada acordei com uma dor insuportavel que mal consegui caminhar fui no medico fiz rx não consto nada e agora ele falseia e da um estalo e vive inchado sera que rompeu o ligamento se alguem ja passou por isso por favor tire minhas duvidas não aguento mais abrigado

    • renato disse:

      você tem que procurar um especialista de joelho e fazer uma ressonância provavelmente deve ter rompido o ligamento cruzado porque se você foi no clinico geral ele não entende do assunto e o raio x não consta nada eu estou falando porque eu já passei por isso fui no clinico geral ele disse que não aconteceu nada e já fui operado com DR GUSTAVO DANTAS ESPECILISTA DE JOELHO.

  5. adoleeecente confuso disse:

    o que acho mas incrivel e que do nada eu sinto um estralo no joelho ele incha e nao estica mas e depois do nada novamente a dor some muitos me chamam de mentiroso vou pa escola mancando e depois no final da aula ja estou bem mas outra coisa o medico falo que eu tinha lesao no ligamento ai eu fiz 3 meses de fisioterapia acabou as cessoes o medico disse que eu estava bem nao tinha mas nd passou quase 8 meses e estou com a dor novamente !

  6. marly alves da silva disse:

    senti dores de cabeça minha boca tremeu e logo em seguida minha mão ficou estranha.sinto que o sangue não está circulando bem.isso pode ser derrame parcial?

  7. gustavo disse:

    coloquei meu joelho na janela , ele deu uma dor forte e cai no chão e minha perna ficou torta passei no medico enfaixaram minha perna medico disse que era ligaçao passou alguns meses tirei fiquei um ano com a perna boa,nesse ano de 2013 estava treinando pro kung fu para o lado e para o outro com a perna ela caiu deu uma dor muito forte estranho tipo saindo fora do lugar mais so que nao ficou torta a minha perna nem ficou doendo so ficou enchada por favor me responda oque eu tenho no joelho oque faço para melhora- ló?,

  8. Manel Esteves disse:

    boas. tive uma rotura de ligamentos e como estou um bocado receoso em relação á cirurgia gostaria de saber quais são o tipos de analgésicos que utilizam e se se sentam algum tipo de dor durante a operação. se me puderem ajudar ficaria agradecido

  9. Isaque256 disse:

    Olá,tenho 13 anos,dia 14 de Fevereiro de 2013,jogava handebol ,em um dos treinos fui pular para acertar o gol tipo n sou canhoto mais tacava com a mão esquerda la tem uma sequencia de passos para pular e jogar como taco com a esquerda a sequencia é:pé direito,pé esquerdo e pé direito e jogo para o gol mais em uma dessas vezes fui jogar para o gol e tinha uma barreira na minha frente ,me desequilibrei e pisei em falso ,eu n vi direito como foi,mais meus amigos e minha treinadora falaram q meu joelho foi para o lado esquerdo e minha perna ficou,na hora n senti nada mais dps de 2 horas senti muita dor e desde então meu joelho virou mais 3 vezes pois estava tentando correr e sempre tive os movimentos limitados já fui em ortopedita daqui do pronto socorro da minha cidade e ele mandou por gelo durante 15 min por 3 vezes por dia um mes e tomei um outro remédio tbm q ele mandou fiz isso certinho mais n sarei ainda já faz quase 4 meses q estou com esse problema vcs poderiam me ajudar por favor?

  10. Guilherme disse:

    Meu joelho deu um estalo ontem após uma torção e hoje esta doendo um pouco, o que poderia ser alem de lesão no ligamento cruzado anterior?

  11. thiago disse:

    tenho 29 anos e tive provavel lesao parcial cronica de baixo grau do ligamento cruzado anterior e ja faz um ano e meio agora q fiz a exame/sera q posso voltar a jogar futebol????

  12. Wellington disse:

    Boa noite,
    Sou corredor amador, sofri uma lesão no joelho, no final de agosto de 2012, numa partida de futebol.
    Bati com joelho no joelho de outro jogado, na hora foi apenas uma pequena dor.

    Depois no sábado seguinte senti um falseio na começo de um treino de 10 KM.
    O joelho deu um pequeno instalo, em um arranque com uma parada brusca.

    Foi uma dor intensa, não conseguia estica a perna, tratei com gelo e no dia seguinte procurei o posto de saúde, fizemos raio x e não apareceu nada na articulação.
    O medico receito remédio pra dor e anti-inflamatório, dipirona 500 gm, Diclofenaco e Ibuprofeno, tomei toda medicação e nada de melhorar.
    Somente no final de outubro consegui encaminhamento para um especialista que pediu um ultrassonografia e foi diagnosticado Derrame articular – Bursite supra patelar.
    tratamento: 02 injeções de Betaspan, Meloxicam, Castanha da Índia com hamamellis, rutina, vitamina c e fisioterapia.
    A fisioterapia so consegui vaga para maio de 2013.
    Somente depois de uns exercícios para fortalecimento muscular da perna, gelo e alongamento melhorou.
    Agora meu joelho instala ao estica e dobra a perna.
    Estou novamente tentando avaliação medica para consegui ser atendido no IOT da USP em São Paulo.
    Serra que será necessário cirurgia.

  13. thays machado disse:

    ola.tenho 30 anos rompi o ligamento cruzado anterior a bastante tempo a uns 5 anos….agora tenho sentido q ele stala com frequencia…sempre q caminho rapido ou tento fazer uma corrida leve …tenho sentido dor

  14. Alexandre disse:

    Olá, tenho 20 anos. Há 2 anos atrás tive uma torção grave no joelho, só que não procurei ajuda médica, fiquei cerca de 1 semana com o joelho inchado e dores muitos forte. Passado 1 ano e meio, a cerca de 6 meses atrás, estava jogando bola com meus amigos e tive outra torção, no qual meu joelho veio a estralar, desde então, as vezes sinto dores na lateral e no parte de trás do joelho. Será que eu posso ter tido alguma lesão no meu joelho?

    • josi disse:

      oi cai da bicicleta meu joelho saiu lugar ficou uma semana no gesso mais meu joelho ficou torto bati um raio x deu estrura ossea normal. superficies articulares integras com espaços conservados partes moles peri-articulares sem alteraçoes.mais gostaria de sabe porque meu joelho.ficoutorto com esse resultado posso academia.aguardo sua reposta.

  15. Julio Cesar Viana disse:

    Bom dia.

    Tenho 47 anos, tenho hábito de caminhar, correr fazer exercícios, porem a um mês apareceu uma dor no joelho e um inchaço, (já faziam uma semana que não fazia nada devido as correrias de final de ano), o qual foi desapareceu, mas o joelho ficou estalando, teve dias que usei uma cinta no joelho, comecei a tomar nimesulida e fazer o mínimo de esforço, com isso diminuiu, mas continua a estalar, principalmente quando ando um pouco rápido. Piso torto, meu tenis desgasta mais pelo lado de fora.
    Como pode ter acontecido isso, se faziam uma semana que não estava me exercitando, e não sentia nada, e derrepente acordo com o joelho levemente inchado e estalando?

  16. Morais disse:

    Hojé faz 15 dias que fiz uma cirurgia para reconstruçao do ligamento cruzado anterior que rompi quando jogava bola… gostaria de saber se já posso por o pé no chao, ou se ainda tenho que continuar a andar com as muletas; caso nao, quando vou poder coloca-lo? Existe exercicios para melhorar na recuperaçao que podem ser feitos em casa? obrigado….

  17. Carlos Ricardo disse:

    Olá tenho 25 anos e a uns 5 meses atras jogando bola, quando fui dar uma arrancada senti meu joelho meio que saindo do lugar e voltando; e estalando. Ai um mes depois me sentia bem e voltei a jogar bola fiquei no gol e no primeiro lance que pulei na bola senti meu joelho meio que saindo do lugar de novo senti uma dor , mas uma dor menor que na primeira vez. ai dei uma parada e uns tres meses depois a um mes atras voltei a jogar bola. joguei com joelheira e tal. na primeira semana que joguei tudo bem. não senti nada mas na segunda peguei confiança e comecei a correr mais e ai em uma jogada quando estava correndo meu joelho deu um estalo muito alto e senti uma dor, mas ao contrario das outras vezes que não consegui ficar de pé desta vez fiquei de pé e sai mancando de campo. coloquei gelo e tal, mas no dia seguinte meu joelho estava muito inchado. fui ao ortopedista e ele disse que pode ter sido rompido o ligamento, só não sabe se total o parcial, só que duas semanas depois eu já estava fazendo movimentos que antes eu não conseguia fazer, hoje um mes depois consigo ate ficar pulando só com a perna que me machuquei e não sinto nada. queria saber se realmente foi ligamento ou se pode ter sido outra coisa?

    • Marcelo Neves disse:

      Olá. Pode ter sido ligamentar sim. Provavelmente uma lesão leve que vai piorando com o não tratamento e vai recorrendo com o esforço. Os joelhos aguentam o peso corporal e estabilizam o corpo nos esportes de contato como é o caso. Você deve procurar realizar uma Ressonancia Nuclear Magnética para avaliar se há lesão, qual o tamanho e assim seu medico tomar a melhor opção de tratamento.

  18. Matheus disse:

    Boa noite amigo, tive uma lesao no joelho a um tempo atras mais eu nao sentia dor , apenas algumas pequenas vezes que parecia que o joelho saia do lugar mais era so dar um pequeno tranco pra tras que ele voltava pro lugar e a dor parava … fiz um exame de ressonancia magnetica agora que revelou pequeno derrame articular , uma ruptura proximal do ligamento cruzado anterior e uma ” des alguma coisa ” do corpo e corno meniscacopular … gostaria de saber se vou ter que ser operado ou so com fiosoterapia resolve… obrigado

    • Marcelo Neves disse:

      Boa noite, Matheus.
      Provavelmente você teve uma lesão parcial de LCA há um tempo atrás. A patela, esse seu osso do joelho, fica seguro pelos ligamentos, se ele está, digamos “frouxo” a patela se desloca com mais facilidade mesmo.
      Geralmente, lesões como essa que você está me descrevendo a gente tenta resolver com fisioterapia e medicação.

  19. regina carneiro disse:

    Gostaria de saber qual o tratamento para o meu caso,trata-se de uma tibia posterior danificada.E cronica ,o meu pe esta virando para dentro.O caso e cirurgico.

    • Marcelo Neves disse:

      Desculpa, mas infelizmente não posso simplesmente dar um diagnostico sem ter acesso ao paciente e exames. Procure marcar uma consulta com um profissional

  20. Ronan Fernades Zanini disse:

    A e tamém não consigo estender toda perna e quando estou em pé o meu pé fica roxo pois, não circula sangue bem!

  21. Ronan Fernades Zanini disse:

    Torci o joelho n fiz exames ainda mas estou com a perna engessada perdi o movimento de flexão de pé e de abdução não consigo realiza-los.
    E teve bastante derrame na parte posterior da coxa e perna1
    O que pode ter aacontecido?

    • Marcelo Neves disse:

      Bem, é complicado dar diagnósticos por internet, sem ver o paciente, mas vou dar um palpite. Provavelmente foi uma lesão ligamentar mesmo. Pode ter lesado o ligamento cruzado posterior e de quebra ate um colateral. Recomendo procurar um ortopedista para realizar os exames e iniciar tratamento.
      Ah, e quanto ao pé roxo, provavelmente acontece porque o gesso atrapalha um pouco a circulação.
      Abraço

  22. Carlos Silva disse:

    Sou portador de lesão degenerativa do corno posterior do menisco medial esquerdo com derrame mínimo,visto na RNM.
    Meu Ortopedista disse que tenho artrose no joelho esquerdo.
    Estas infermidades são distintas ou são as mesmas ?
    Favor tirar minhas dúvidas.

    Desde já agradeço.

  23. Marcelo Neves disse:

    O fato de você não ter parado com o treino pode agravar uma provável lesão. A gente ve por ai rupturas grandes, com a patela chegando a deslocar, etc, mas podemos muito bem ter rupturas parcias, algo menor, mas ainda assim preocupantes.

    Eu sei que praticar esportes é importante, ainda mais para um competidor, mas voce precisa procurar um médico para realização de exames (clinicos e de imagem) para descartar outros diagnóticos. Só assim você poderá ser tratado da forma correta e voltar a competir em alto nivel.

  24. helder disse:

    vou ter que ser operado aos dois meniscos mais ao ligamento cruzado anterior. gostaria de saber como vou andar ao fim da operacao , se vou andar com gesso , ou talas na perna , ou de muletas e tudo isso . a operacao é complicada? doi muito? quanto tempo fico internado?
    obrigada , comprimentos

    • Marcelo Neves disse:

      Bem Helder, antes de tudo é importante frisar que você vai passar por uma cirurgia e como qualquer outra lidar com o pós operatorio é complicado e é preciso paciencia. Logo de imediato voce precisará de repouso absoluto, devem te prescrever analgesicos e antiinflamatorios, logo depois você pode precisar de uma muleta para voltar aos movimentos até não precisar mais dela. Vai fazer fisioterapia e pronto.
      Quanto a cirurgia ela pode ser feita da maneira tradicional, “abrindo” o joelho mesmo ou através de artroscopia, que é um metodo mais novo.
      Abraço

  25. Will disse:

    Gostaria de pedir uma dica de algum remédio para tomar ou algum produto para passar em cima da lesão

    Estou com dores na lateral interno do joelho esquerdo a 15 dias , consigo correr, consigo pular com uma perna só mais não consigo ficar muito tempo agachado sustentando do peso na perna do joelho lesionado pois dói muito, sera que pode ser algo serio como Ligamento colateral rompido ?

    • Distensão grau I: dor com dano mínimo ao ligamento.

    • Distensão grau II: Lesão parcial de algumas fibras do ligamento e pequena frouxidão na articulação.

    • Distensão grau III: Ruptura completa do ligamento e a articulação fica instável.

    como sei exatamente qual e ?

    pergunto isso pois sou lutador de Jiu-Jitsu e competidor , e torci o joelho em uma chave de joelho , senti 3 estalos no momento da torção (como não bati no momento da torção senti os estalos, acabei encaixando uma chave de calcanhar no meu oponente e ganhado ) CEDE DE VITORIA !!!!

    porem o meu joelho não inchou nem nada simplesmente ficou dolorido e assim continua.porem não parei com os treinos mais ainda a dor continua bem baixa somente quando eu do uma forçada sinto aquela a dor mais forte , principalmente quando faz frio a dor aumenta. sera que realmente foi uma lesão muito seria ?

    Muito obrigado pela a atenção Oossss !!!!

Deixe seu Comentário


6 + = 8