FALTA DE MENSTRUAÇÃO – AMENORRÉIA

Amenorréia

O que é Amenorréia?

É a ausência de menstruação, e pode ser classificada em:

Primária – Ausência de menstruação após 14 anos sem desenvolvimento de características sexuais da mulher ou após 16 anos independentes do aparecimento ou não dos caracteres sexuais secundários.

Secundária – Ausência do período menstrual por pelo menos três ciclos consecutivos.

Causas:

– Fisiológicas – durante a amamentação, gestação e menopausa
– Anatômicas – Útero malformado ou ausência uterina; Síndrome de Asherman (curetagem excessiva do tecido endometrial); inativação do endométrio ou ovário por irradiação; destruição da mucosa uterina por agentes químicos ou infecciosos. Amenorréia falsa por falta de exteriorização do sangue menstrual, o fluxo não se torna evidente devido a: hímen imperfurado; septo transvaginal transverso, ausência de vagina ou colo uterino, sinéquias cervicais ou vaginais
– Anovulação crônica de origem central – Exemplos de alterações funcionais podem ser psicológicas, pseudociese (gravidez psicológica), anorexia, obesidade, atividade física intensa (atletas), desnutrição. Já as causas orgânicas estão associadas à deficiência de GNRH (hormônio produzido na região supra-epifisária) e da função hipofisária (Anovulação hipofisária)
– Síndrome dos ovários policísticos (SOP) – ausência de ovulação por inibição imprópria durante o ciclo menstrual
– Endócrinas – Hipotireoidismo (baixos níveis de hormônio tireoidiano); hiperprolactinemia (elevados índices de prolactina no sangue); hiperplasia das supra-rendais
– Falência ovariana prematura – Inativação dos ovários precocemente
– Genéticas – Disgenesia ovariana (síndrome de Turner); pseudo-hermafroditismo feminino; pseudo-hermafroditismo masculino; hermafroditismo verdadeiro (órgãos internos e externos ambíguos).

Sinais e Sintomas:

– Ausência da menstruação (principal sinal)
– Algumas manifestações vão depender da causa da amenorréia, por exemplo:

Acne – Síndrome dos ovários policísticos

– Amenorréia fisiológica: a anamnese (a história do paciente) é característica

– Síndrome dos ovários policísticos: geralmente pacientes obesas, com acnes e crescimento de pêlos em áreas anatômicos características de homens

– Amenorréia de causa anatômica e central: necessita de exames complementares para o diagnóstico

– Endocrinopatias: sinais no exame clínico e alguns exames complementares.

Exames Complementares:

– Teste de gravidez – sempre solicitar
– Teste da progesterona – administra-se progesterona, na amenorréia se ovulação é comum a presença de endométrio proliferado, portanto após o medicamento ocorrerá à menstruação. Se o teste não for positivo devera ser associado o estrogênio a progesterona. Se mesmo assim não ocorrer a menstruação a causa é uterina.
– Dosagem de prolactina no sangue
– Dosagem de FSH e LH no sangue
– Dosagem de hormônios tireoidianos
– Ultrassonografia
– Exame radiológico de sela túrcica

Tratamento:

Será de acordo com a causa.

– Amenorréia fisiológica – reposição hormonal após 6 meses de ausência de ciclo menstrual.
– Anorexia nervosa – psicoterapia
– Tumores hipofisários – terapia medicamentosa ou cirúrgica
– SOP – perda de peso pode ajudar. Se não desejar engravidar utilizar anticoncepcional oral. No caso de desejo de gravidez utilizar indutor de ovulação
– Amenorréia de origem central – pode se utilizar indutor de ovulação ou reposição hormonal

Reposição hormonal na amenorréia hipoestrogênica – reposição de estrogênio + progesterona

Dúvidas serão respondidas apenas em nosso FORUM, entre e faça sua pergunta.

 

11 Comentários para “FALTA DE MENSTRUAÇÃO – AMENORRÉIA”

  1. Gisele disse:

    Ola,tenho 26 anos e não menstruo desde dezembro de 2013 eu não sei mai o que fazer no começo senti os sintomas da gravidez como enjoo,queda de pressão,fome acima do normal e outros como eu tenho 4 filhos achei que estaria gravida novamente fiz o teste de urina e deu um falso positivo…tive que fazer o de sangue que é mais exato e preciso,fiz alguns exames o que não acusou nada ainda hoje sinto tonturas e enjoos constantemente todos os dias, estou me alimentando bem o que não tem motivos pra isso estar acontecendo também sinto fortes dore abdominais….por favor gostaria de saber o que pode estar acontecendo comigo me ajudem….

  2. marllonny disse:

    Ola, fiquei um mes menstruando, fui no meu ginecologista,
    Fiz o ultravaginal. Deu disturbio hormonal, ele mandou eu tomar o alestra 30 durante 8 em 8 horas durante um mes
    Que minha tpm ia se regularizar, isso foi em outubro de 2013
    Ate hj dia 29/03/2014
    Minha tpm nao veio, qero engravidar, ,.estou tendo relaçoes direto
    Durante essa semana. To sentindo dores abdominais , e enjous

    Sera o qe eu tenho ?! To preocupada

  3. claudiana disse:

    Tenho 34anos e menstruei aos 14anos, minha menstruacao veio normalmente até aos 17anos. Depois disso nunca mais minha menstruacao veio. E como não tenho vida sexual ativa nunca me preocupei. Morro de medo de ir ao médico e descobrir alguma coisa grave.

  4. marin disse:

    OLA , fiquei injetando pelo sus, o anticosepicional depo provera durante , 3 anos e alguns meeses, e durante esse tempo não ocorreu menstruação, e tem, 1 um ano e 4 meses 1que parei de injetar que queria um bebe hoje nesta data 2-1-2014 até agora não vem mas . 1 ano e poucos meses esperando e não consigo engravidar, não tomo medicação nenhuma mas , socorro vou ao hospital , olha para minha cara , e nei me atende o meu caso., não sei a onde recorrer., tenho 25 anos sera que nunca vou engravidar , só por causa desta maudita injeção.depo provera… socorro socorro , não sei o que fazer.. o ginicologista não me atende chega lá , só gestamte , precisa esta gravida ´para os medicos atende.. minha mãe disse e não vou engravidar mas por causa desta pausa mentrual que nãp vem nunca 1 ano e algum meses socorrrooo.

  5. Poliana Reis disse:

    Boa noite.
    Doutora, tinha minha menstruação normalmente e certinha, depois q engravidei nunca mais mentruei, por esse motivo minha medico me passou o anticoncepcional injetavel de mes em mes, ja se passaram 4 anos e até hoje não menstruei e sinto dores abdominais e ganhei muito peso, o que pode ser?

  6. Kate disse:

    Olá Doutora, tomava AC desde meus 18 anos e quando deixei de tomar descobri que não menstruava sem remedios, hoje com 36 anos tento engravidar, fiz todos os exames e não deu SOP, Menopausa precoce nem falencia ovariana, meu anti mulleriano deu 0,68, medica disse que está normal para minha idade, faço tratamento com uma gineco-endrocrina com natifa e duphaston, estou menstruando com esses remedios mais quero engravidar. Ela me passou tb remedio para hipotireoide pois disse que poderia ser o motivo pois em todos os exames o resultado estava no limite, as vezes penso será que nunca ovulei meu deus.

    Desabafo.

  7. arlene disse:

    Olá, Peço um esclarecimento, Minha filha de 17 anos, passou um período de seis meses sem menstruação. levei-a ao médico ele passou uma usg pélvica, porém ela antes de se submeter ao exame, menstruou, o fluxo á principio era pouco tornando-se depois de quatro dias muito intenso. Devo leva-la ao médico urgente, ou devo esperar um pouco?

  8. alexandrina guita disse:

    Ola, peco ajuda por favr, tenho amenorreia secundaria, desd dos 15 anx, agora tenho 20 e nao consigo conseber, sinto as vezes muito frio, nem vontade d manter relacoes sexuais tenho, e as vezes sinto uma dor intensa no utero, mas n faz 1 minuto, mas e horrivel, n sei mas o k fazer. Espero poder contar com a vossa ajuda

  9. Adna otoni disse:

    Boa noite!
    Fiz uma cesariana em 2008 e tive uma hemorragia que durou quase dois meses, amamentei durante um ano, e logo apos fiz uso por uns 6 meses do yas, durante todo este tempo tive apenas uma menstruação que não durou um dia. Suspendi o medicamento e procurei varios medicos para saber o porque de não menstruar, nao obtive nenhuma resposta e me indicaram colocar o DIU mirena, coloquei há quase dois anos, mas ate hoje tenho a duvida de porque não menstruo? tenho 30 anos e já mais de 3 anos esta duvida!

Deixe seu Comentário

Faça seu login para comentar clique aqui.