EXAMES HEPATITE B | HBsAg – anti-HBs – anti-HBc – Anti-HBe – HBV DNA

Exame hepatite

Neste texto você saberá o significado dos exames de sangue solicitados pelo médico para diagnosticar ou monitorar a infecção pelo vírus da hepatite B, são eles:

  • HBsAg – é o antígeno de superfície do vírus, ou seja, é a proteína que está na superfície do vírus da hepatite B. Aparece no sangue de 1 a 10 semanas após a exposição ao vírus, antes do aparecimento dos sintomas da infecção. Em pessoas que se recuperam da doença este antígeno desaparece após 4 a 6 meses e nas pessoas que desenvolvem a hepatite crônica este antígeno permanecerá.
  • Anti-HBs – é o anticorpo produzido em nosso organismo para combater o antígeno (HBsAg). Está normalmente presente em pessoas que se recuperaram ou que foram vacinadas contra a hepatite B. As pessoas com esta proteína (anticorpo) geralmente são imune à hepatite B.
  • Anti-HBc – é o anticorpo produzido contra o corion (proteína presente no interior do núcleo do virus da hepatite B), ele irá ajudar no combate ao vírus. Este anticorpo está presente durante a infecção e permanecerá em caso de recuperação da doença. Pessoas com este anticorpo tem a doença ou tiveram contato com o vírus da hepatite B.
  • HBeAg – é o antígeno (proteína) que mostra a replicação do vírus, indicando o aumento da carga viral no paciente portador da hepatite e uma maior chance de transmissão da doença.
  • Anti-HBe – é o anticorpo (proteína) que ajuda o ataque do sistema imunológico ao vírus da hepatite B. Geralmente seu aparecimento mostra que a replicação do vírus diminuiu.
  • HBV DNA – é o material genético encontrado no vírus da hepatite B, desaparecendo do sangue após a cura da doença. Indica a concentração de vírus circulante no sangue (carga viral), é útil para o acompanhamento do tratamento com os antivirais.

Existem outros exames que podem refletir a saúde do fígado, mas não são específicos para a hepatite B. Exemplos incluem testes de enzimas hepáticas (ALT e AST), bilirrubina, fosfatase alcalina, albumina, tempo de protrombina e contagem de plaquetas.

A biópsia hepática não é rotineiramente necessária para diagnosticar a hepatite B. A biópsia hepática é usada para monitorar danos no fígado e em pessoas com hepatite crônica, ajuda a decidir o tratamento e encontrar sinais de cirrose ou câncer de fígado.

Autor(a): 

Médico formado pela Faculdade de Medicina de Valença - FAA.
Cirurgião Dentista formado pela FOV.

  • googleplus
  • facebook
Dúvidas serão respondidas apenas em nosso FORUM, entre e faça sua pergunta.

 

124 Comentários para “EXAMES HEPATITE B | HBsAg – anti-HBs – anti-HBc – Anti-HBe – HBV DNA”

  1. vander matiasso disse:

    HBV quantitativo 208 UI/ml valor minimo é de 20 UI/ml bom ou ruim ?

  2. disse:

    Olá Dr.
    Realizei exames de rotina e entre eles o da Hepatite B.
    O resultado foi:

    HEPATITE B – ANTICORPOS ANTI-HBS
    RESULTADO REAGENTE
    INDEX 305.38 mUI/mL

    Não consegui entender o resultado e fiquei preocupada, já que todos os outros exames deram ‘não reajente’.
    Só tenho consulta daqui 2 semanas e gostaria de saber se pode me tirar essa dúvida.

  3. neusa sabino disse:

    ola doutor gostaria de tirar uma duvida pois estou aflita estou gravida de 19 semanas e no meu exame de pre natal deu hep b anti- HBs reagente,com indice de 313.4 mUI/ml gostaria de saber o que significa eu tenho hepatite ?posso transmitir para alguem se eu transar sem camisinha? e meu filho pode pegar? a unica coisa que penso agora e no meu bebe… por favor esclareça essa duvida agoniante… significa que tenho hepatite? Obrigada por favor doutor me esclareça melhor essa duvida.
    OBS: Eu tomei vacinas quando era pequena contra hepatite B…

  4. neusa sabino disse:

    ola doutor gostaria de tirar uma duvida pois estou aflita estou gravida de 19 semanas e no meu exame de pre natal deu hep b anti- HBs reagente,com indice de 313.4 mUI/ml gostaria de saber o que significa eu tenho hepatite ?posso transmitir para alguem se eu transar sem camisinha? e meu filho pode pegar? a unica coisa que penso agora e no meu bebe… por favor esclareça essa duvida agoniante… significa que tenho hepatite? Obrigada espero resposta

  5. eliene moura disse:

    dr meu reultado de exame de hepatite b deu anti hbc reagente
    anti hbe reagente
    e anti hbs reagente o que isso siguinifica ?
    eu estou com hepatite?

  6. Jefferson disse:

    Boa tarde Doutor, fiz exame de sangue e todos os tipos de Hepatite apareceu como não reagente, exceto 1 o Hebatite B – Anti – HBS segue abaixo o resultado.

    HEPATITE B – ANTI-HBS ANTICORPOS CONTRA O ANTIGENO SUPERFICIAL DA HEPATITE BANTI-HBs Automacao: Inferior a 2 UI/L Metodo: Eletroquimioluminescencia Valores de Referencia: Igual ou Superior a 10 UI/L

    Gostaria de saber o que é isso.

    Obrigado,

    Jefferson Soalheiro

  7. Juliana disse:

    Doutor eu fiz um exame de sangue no qual ANTI-HBC acusou 2,32 valores de referencia: nao reator maior que 1,0 e reator menor ou igual a 1,0, e a minha médica disse q esse resultado indica que eu estou com muitos antivirus da hepatite e que talvez eu possa estar com hepatite, eu não entendi pois achei que eu só estaria com hepatite se o resultado fosse menor que 1,0 e eu estou com 2.32

  8. arisçainy disse:

    ant-hbs deu nao reagente o que é.

  9. Claudia disse:

    Bom dia Dr, Eduardo,

    O meu marido fez exames para verificação e todos os testes estavam dentro dos valores de referência para a normalidade exceto abaixo:

    Anticorpo Hepatite B Hbs = 0,2 Ul /ml

    o que significa? obrigada

  10. Néia de araujo disse:

    Estou gravida de 1 mes e meu exame de hepatite B, anticorpo contra antigeno de superficie, soro (Anti- HBs), o resultado foi reangente 31 UI/L e o valor de referencia não reagente, estou preocupada, me ajude, abraços

  11. andreia takassu disse:

    dr. meus exame deu anti hbc totais reagente 10;93 eo ant hbc igm nao reagente 0;06 e o hcv deu nao reagente 0;16 e eu estou gestante

  12. aline disse:

    ola dr fiz o exames de hepetite “b”-anti-hbs ed o resultado: inferior a 2,0
    / / de toxoplasmose (igG) resultado :12,30
    // de toxoplasmose(igM) resultado :nao reagente
    / / DE RUBEOLA-ANTICORPOS(IgG) resultado :96,7
    de rubeola(IgM) resultado:nao reagente
    de citomegalovirus(IgG) resultado:reagente
    de citomegavirus(IgM) resultado:nao reagente.
    por favor dr traduz para mim o resultados e obrigada des de ja tire minha duvidas.

  13. negritavip disse:

    boa noite Dr Eduardo de Carvalho, sou natural de caboverde neste momento tenho 29 anos e há alguns anos que comecei a fazer analises por causa da hepatite B,pois parece que tenho ou tive em contacto com o virus, um dos meus resultados é:ac.igm da hepatite A nao reactivo
    ac.anti HVA total reactivo
    ag.s da hepatite B(aghbs) reativo
    ag.e da hepatite B(aghbe) nao reactivo
    ac. anti-hbc igm nao reactivo
    ac.anti-hbe reactivo
    ac.anti-hbs 0.0 imunidade presente para valores >ou igual 10
    ac.anti-hcv nao reactivo
    espero muito pela sua resposta em breve muito obrigada.

  14. odair disse:

    tenho ciência que tive contato com o vírus a mais de 16 anos e meus tgo e tgp e gama gt deu td normal ,mas fiz alguns exames e deu o seguinte anti-hbs =não reagente e bhsag =reagente para antigenio “s”da hepatite B,oque siguinifica ?

  15. Tatiane disse:

    Bom dia!

    Realizei exames para Hepatite
    Hepat. B
    HBsAg = não reagente, 065
    Anti – HBs – inferior a 2ui/L
    Total (igG+igM): não reagente

    Pelo comentários acima, entendi que tenho poucos anticorpos reagente com relação a hepatite B, tomei vacina a uns 10 anos atras, hoje tenho 35 anos, preciso tomar novamente uma dose por precaução?

    Desde já obrigada

  16. MARIA FERNANDA disse:

    já não tenho relacoes sexuais a mais de 5 anos, posso ter hepatite B? quanto tempo fica encubado, posso estar com isso esse tempo todo meu ex já morreu nao tenho como saber se ele tinha ele morreu de coração. Qual o exame mais conclusivo para eu fazer?

  17. Ana Maria disse:

    Oi Boa Tarde, peguei um exame da minha prima no periodo de 7 meses e 1/2 de gravidez e deu resultado Hepatite B – Anti HBC IgM <2,00 no exame mostra valor de referência reagente como superior a 1,10.
    Conforme dito no texto acima:
    Pessoas com este anticorpo tem a doença ou tiveram contato com o vírus da hepatite B.
    isso é perigoso em algum estágio da gravidez??pode ocasionar algum problema a mãe e ao feto???
    Desde já agradeço, Ana.

  18. rodrigo disse:

    Boa noite, fiz os exames e somente dois exames deram reagente
    o Hbeag=2.42 e Hbcigg=0.07, o que significa?

  19. ALEXANDRA disse:

    olá dr. estive com minha filha de 1 ano e 11 meses internada com quadro de febre, rush cutâneo e edemas nas articulações, durante a internação para se fechar o diagnóstico ela realizou inúmeros exames e sorologias, pcr alterado,vhs alterado, e o mais impressionante, deu sorologia reativa para hepatite c; Ela foi acompanhada por um reumatologista, que realizou os exames na hipótese de ser sídrome de kawasaqui, mas depois descartou, ela obteve melhoras durante a internação fazendo uso de clauvulin e hixizine; Mantivemos em casa ate os exames complementares ficarem prontos, a levei no cardiologista, oftalmologista, nenhuma alteração, realizamos ultrasonografia abdominal, e nada;
    Conclusão: a reumato que avaliou disse que foi uma farmacodermia, estarei levando-a em uma clinica de alergia amanha;Apesar de nunca ter apresentado reação alérgica a nada; Porém pode acontecer de uma criança desenvolver hepatite nesta idade? Pois acompanhei meu pre natal desde a 4° semana de gestação, eu não sou portadora do vírus, iremos refazer os exames mas estou muito triste com isso; você pode me ajudar me orientando? Obrigada;

  20. davi disse:

    olá, estou com uma dúvida em relação ao exame de sangue HCV que deu 0,90 como resultado, sendo que, a referencia é não reator menor que 0,90 e reator maior ou igual a 1,0. sendo que em outros laboratórios o não reativo vai ate 1,0, afinal qual é o certo ? obrigado.

  21. vania disse:

    acho que não me expiliquei bem doutor..
    hepatite b-anti-hbc total
    não reagenteou=1.00
    resultado reagente
    concentração 10,21
    método quimioluminescência

    agora sim esse é o resultado o que o senhor me diz.obrigada e espero resposta.

    vânia.

  22. vania disse:

    ola doutor,meu marido fez o exame anti-hbc e o resultado foi reagente
    não reagente=1.00
    concentração 10,21
    o que quer dizer?
    obrigada.

  23. tatiane disse:

    O valor do exame do meu marido de hepatite b deu inferio 3 mui/l isso significa que ele tem hepatite b

  24. tatiane disse:

    Por favor me esclareca uma coisa meu marido fez um exame e deu hepatite b anti hbs inferior a 3 mui/ml

  25. Tereza Pereira disse:

    Dr Eduardo de Carvalho,

    Eu fiz alguns exames e os resultados foram o seguinte:
    Anti HBC IgG – Reagente
    Anti HBE – Negativo
    HBsAg – Negativo
    Anti HBS – 12,9 UI/L (valor de referencia: negativo: menor que 10 UI/L)

    Estou desesperada. Pelo o que eu pesquisei eu sou portadora crônica da hepatite b. Por favor me ajude.

    Obrigada desde já.

Deixe seu Comentário