EXAME PAPANICOLAU – PREVENTIVO | Função, Como é feito, Importância

Propaganda exame colo do útero

O QUE É O EXAME PAPANICOLAU?

O nome Papanicolau é referente ao médico grego Geórgios Papanicolau (1883-1962), considerado o pai da citopatologia (estuda as doenças das células). O exame é realizado com uma amostra de células da superfície do colo do útero, avaliando se há anormalidades que possam desenvolver um futuro câncer de colo uterino.

 

 

POR QUÊ A MULHER DEVE REALIZAR O EXAME PAPANICOLAU?

Para verificar as células do colo uterino, onde poderá ser detectado:

  • Cervicites (inflamação do colo do útero)
  • Displasia cervical (são alterações ou anormalidades que podem desenvolver um câncer

O câncer cervical (colo do útero) desenvolve-se em aproximadamente 10 anos após o contato com o vírus HPV (papiloma vírus humano). Por ter caráter de crescimento lento, as pacientes que realizam o exame preventivo (Papanicolau) periodicamente provavelmente não desenvolverão o câncer de colo uterino, pois as anormalidades detectadas precocemente podem ser tratadas antes que o câncer apareça.

PARA REALIZAR O EXAME:

  • Não marque o exame de Papanicolaou durante o seu período menstrual, porque altera o resultado do exame e muitos médicos não colhem o material, remarcam a consulta
  • Não tenha relação sexual nas 24 horas antes do exame, não use cremes vaginais, duchas de higienização íntima nos 03 dias que precedem o exame, pois qualquer coisa que mude a microbiota (os microorganismos naturais) vaginal e/ou o pH vaginal, como os espermatozóides, podem alterar o resultado de seu exame

AVISE SEU MÉDICO:

  • Se estiver grávida
  • Se tiver relação sexual
  • Estiver menstruada
  • Apresentando leucorréia (corrimento, escorrimento) vaginal
  • E principalmente se apresentar um exame de preventivo anterior alterado (com alguma anormalidade)

COMO É FEITO O EXAME?

  • É um exame muito rápido, que dura poucos minutos
  • Você deita em uma mesa de exames
  • Abre as pernas e posiciona os pés em suportes
  • O médico inseri um espéculo (objeto que pode ser de plástico ou metal, que facilita a visualização de toda a vagina e do colo do útero), na sua vagina da forma menos incômoda possível.
  • Com uma espátula o médico coleta o material do colo uterino e coloca em uma lâmina de microscópio
  • Então o espéculo é retirado suavemente
  • A lâmina será enviada pra um laboratório

 

DEPOIS DO EXAME PAPANICOLAU:

  • O médico realiza o exame pélvico
  • Com as mãos o médico analisa a vagina, útero, trompas uterinas, bexiga e reto
  • Sendo outro exame muito rápido de ser realizado

ACOMPANHAMENTO:

Os resultados do exame são enviados ao seu médico em aproximadamente um mês, depende do laboratório.

Quando você retornar para a próxima consulta, que geralmente é marcada com a chegada do resultado do exame, seu médico lhe informará dos resultados:

  • Se normal, não será necessário tratamento. O médico marcará outro exame de Papanicolaou (preventivo) daqui um ou dois anos, a critério do mesmo.
  • Se for detectada infecção, será tratada.
  • Se tiver anormalidades, serão realizados outros exames.
  • Assim que o médico determinar a causa, o mesmo apresentará as opções de tratamento.

Entre os outros exames estão:

  • Colposcopia – é um exame que permite visualizar a vagina e o colo do útero por meio de um aparelho chamado colposcópio, aumentando de 10 a 40 vezes o tamanho normal

 

  • Biópsia – remoção de uma pequena quantidade de tecido do colo do útero para ser examinado por um médico patologista

       IMPORTANTE:

  • Em qualquer consulta médica é importante o paciente levar os exames e a receita dos remédios se o mesmo usar
  • Sempre que o paciente estiver com dúvidas sobre algo ou queira falar alguma coisa que julga ser relevante o seu médico saber, fale, pois tal informação pode ser importante pra conduzir uma conduta mais adequada
  • O câncer de colo uterino só é detectável clinicamente em fase avançada.
  • De acordo com o INCA, a estimativa pra este ano de 2012 são de 17.540 novos casos de câncer de colo uterino
  • O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos
  • É o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ. Esse tipo de lesão é localizada. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura
Dúvidas serão respondidas apenas em nosso FORUM, entre e faça sua pergunta.

 

14 Comentários para “EXAME PAPANICOLAU – PREVENTIVO | Função, Como é feito, Importância”

  1. iamara disse:

    Olá, gostaria de saber se o exame transvaginal é igual ao preventivo? Qual o mais eficaz?

  2. iamara disse:

    Fiz o preventivo, mas no outro dia menstruei. O resultado deu inflamação moderada. Por eu menstruar será que deu alterações? Devo repeti o exame?

  3. loraynne disse:

    Fiz o primeiro preventivo hoje e está saindo um corrimento escuro, como se fossem últimos dias de menstruação. Isso é normal?

  4. maria de fatima disse:

    Dr BOA noite
    depois da coleta do papa Nicolau ,quanto tempo ele pode ficar sem ser examinado?

  5. adriana disse:

    doutor faz 5 anos que n realizo o papanicolau quando fiz em 2008 deu inflamação tomei remedio mas n voltei pata fazer outro.mas agora vou .na verdade fiquei com medo do resultado.pq tenho dor na relação e corrimento. ja pensei muita coisa ruim.mas mesmo assim estou com medo do resultado.

  6. Jociane disse:

    Oi Dr. Leandro, eu fiz um preventivo a cerca de duas semanas atrás com um médico, só que a enfermeira do hospital disse que não encontraram meu exame e agora ela quer que eu faça outro. Pode ser feito preventivo papanicolau mais de uma vez no mesmo mês? Não vou ter problema depois se ficarem mexendo muito no meu útero? muitissimo obrigada, para mim será muito importante essa sua orientação médica.

  7. Tati disse:

    Alguem sabe interpretar os resultados do exame Papanicolau?
    Meu resultado foi:
    ADEQUABILIDADE DA AMOSTRA: satisfatória
    INTERPRETAÇÃO:
    1. Atipias nucleares limítrofes
    2. Componente inflamatório moderado
    3. Metaplasia escamosa (esparsas células)
    4. Queratinização
    5.Flora Bacilar
    6. Esfregaços tróficos
    Equivalente no sistema bethesda: ASCUS

  8. francisca da c. santos disse:

    oi dr. o meu exame preventivo deu o seguinte resultado ( exame insastifátorio por
    não visualizar a jec ) a médica disse que era normal que não tinha nada não. mas eu fiquei preoculpada por que ela não ia nem olhar essa parte eu como já tinha olhado perguntei.desde já agradeço.

  9. Vania Dória Barreto disse:

    Parabéns! Por todas as informações, essa atenção especial dedicada a SAÚDE de um povo que aprende a se cuidar, de uma forma muito melhor com a sua ajuda Dr. Leandro… Que Deus o Abençõe nessa bela missão… Fica aqui o meu respeito admiração e o meu carinho.

  10. elizabeth disse:

    Ola doutor tenho uma curiosidade antiga, a AIDS, pode ser detectada nesse exame também?

  11. Aline disse:

    doutor estou com minha glandula de bartholin maior q o normar e recentemente descobri q meu ex namorado esta com hpv.estou muito aflita e com medo.o aumento da minha glandula é devido eu ter uma grande chance de estar com hpv.por favor me ajude ja fiz o preventivo e estou esperando o resultado,preciso muito q vc me responda.

  12. valeria ramos disse:

    olá doutor eu gostaria de saber se o exame papa nicolau so mostra o cancer;ou ele mostra qualquer tipo de dst obrigado

  13. diesse disse:

    GOSTEI MUITO POIS PRETENDO FAZER O EXAME DE PAPANICOLAU EM BREVE POIS É A PRIMEIRA VEZ,FOI BOM EU TER LIDO O ARTIGO POIS NÃO SABIA COMO ERA FEITO .EU JÁ TINHA PERGUNTADO MINHA MÃE MAIS ELA TINHA VERGONHA DE FALAR NEURA DELA POIS ATÉ MEUS 12 ANOS NÃO SABIA COMO UM BEBÊ NASCIA .ELA NUNCA MIM FALOU SOBRE ESSAS COISAS DEPOIS QUE MIM CASEI MEU ESPOSO MIM ENCINOU VARIAS COISAS PRA MIM PREVINIR .

  14. carmem maria domingues disse:

    doutor a mais de quatro anos tento engravidar;no começo fiquei 06 meses sem menstruar ai descobri que tava com ovarios policisticos;fiz tratamento com diane35 refiz a ecotv e não constou mais nada;ai começei tentar engravidar novamente ;não consegui e o medico me recomendou usar utrogestan via vaginal e junto clomide e assim ja fazem quatro anos;meu marido fez espermacitograma e deu super bem o exame dele;já fiz até uma histerosalpingografia e nada deu;será que tenho algum problema no meu utero;e tambem tem a questão que se eu não usar utrogestan fico varios meses sem menstruar; ja tomei até A SAÚDE DA MULHER;e assim fico muito preocupada em não poder engravidar eu já tenho 27 anos e meu marido34 e não temos nenhum filho. será que meu problema é mais grave e que outro medicamento posso usar? por favor doutor se voçê puder me ajudar agradeço muito.obrigado!

Deixe seu Comentário

Faça seu login para comentar clique aqui.